A poda no olival

Frequentemente, os nossos agricultores questionam-nos sobre quando realizar algumas tarefas ou tratamentos nas suas culturas. No momento atual, a questão mais frequente que nos colocam é sobre quando proceder à poda da oliveira. A resposta é simples - a melhor época para realização da poda é durante a paragem invernal, que se segue à colheita.

Pretendemos com essa operação garantir a maior produtividade através do necessário equilíbrio entre o crescimento vegetativo e a frutificação.

poda em olival em sebe realizada por A. Cano Associados


Ultrapassado a fase de formação das copas, devemos privilegiar podas anuais ligeiras que mantenham as árvores com volumes óptimos, devidamente arejadas e com adequada luminosidade, salvaguardado o mais longo período produtivo dos nossos olivais. Plantas adequadamente podadas facilitam o desejado controlo sanitário, garantindo frutos de melhor qualidade e trabalho de colheita eficaz, eficiente e, como se pretende, pouco traumático.   

Oliveira antes da poda manual realizada pela A. Cano Associados

Oliveira antes da poda

 
Oliveira após a poda manual realizada pela A. Cano Associados

Oliveira após a poda

 

Existem dois princípios fundamentais que devemos cumprir. Em primeiro lugar devemos garantir que a relação folhas - madeira, é a mais elevada possível. Importa que a poda nos garanta a maior quantidade de folhas com o mínimo de madeira, já que um excesso desta consome recursos que deveriam ser canalizados para a produção.

Em segundo lugar devemos ter em conta a relação folhas - raízes, privilegiando o adequado equilíbrio.

Perante eventuais dúvidas, conte com o nosso aconselhamento!

 
Anterior
Anterior

Cereais de Outono/Inverno

Próximo
Próximo

Ganhando o futuro!