Controlo de Infestantes no Olival

As infestantes são, por definição, um conjunto de espécies vegetais que crescem nos locais e em períodos onde não queremos que se desenvolvam. 

Bem sabemos da importância do respectivo controlo, uma vez que, se o não fizermos, vão competir com as plantas cultivadas no consumo de água e nutrientes, além de servirem de abrigo a pragas e doenças que podem afectar as culturas. 

Também no olival, como não poderia deixar de ser, torna-se, pois, imperativo que as controlemos, mormente nas linhas de cultura. Quanto às entrelinhas, devemos garantir o aconselhável enrelvamento, com as inegáveis vantagens ao nível da protecção do solo e da actividade microbiana, contribuindo para a melhoria da estrutura, da drenagem e da resistência à erosão, facilitando a passagem das máquinas. Um adequado enrelvamento, conforme verificado na imagem abaixo, também nos faculta um equilibrado refúgio para os insectos auxiliares, indispensáveis à mais equilibrada exploração agrícola. 

 
 
 




Voltando ao controlo das infestantes nas linhas de cultura, o conhecimento das infestantes presentes é fundamental para a adequada escolha dos herbicidas a utilizar, sendo crucial que utilizemos as mais adequadas soluções, nas épocas mais favoráveis, para que maximizemos a respectiva eficácia. Assim, devemos salvaguardar que os herbicidas residuais sejam aplicados em solo com humidade suficiente e tanto quanto possível limpo de infestantes, para o que normalmente se aconselha a mistura com um herbicida não selectivo.

Conseguimos assim que o solo se mantenha com infestantes controladas por um maior período de tempo, como é possível verificar nas imagens, reduzindo as intervenções ao mínimo indispensável e respeitando as limitações legais.

 
 

Uma vez o terreno limpo de infestantes na linha de cultura, conseguimos um melhor aproveitamento de água e nutrientes, pela cultura plantada.

Perante eventuais dúvidas, conte com o aconselhamento da equipa técnica da A. Cano Associados!




Anterior
Anterior

Intervenção fitossanitária na vinha

Próximo
Próximo

Controlo Fitossanitário da Videira