Controlo Fitossanitário da Videira

Terminado o repouso vegetativo, importa reiniciar o mais adequado controlo, tendo em vista a obtenção das melhores produtividades, dentro dos padrões de qualidade exigidos para a obtenção das melhores massas vínicas, ou das melhores uvas para consumo em fresco. 

Antes de mais, importa conhecer o estado sanitário das plantas, no final do ciclo anterior (houve problemas com doenças e/ou pragas? Se os houve, foram controlados? Que soluções foram utilizadas?). Depois há que atender às condições climáticas que se fazem sentir e decidir a melhor estratégia, para o adequado sucesso.

Sabemos que a grande maioria das vinhas da nossa região sofrem de escoriose americana (Phomopsis Viticola) em maior ou menor grau e sabemos que os estragos podem ser violentos e perpectuados até à capitulação das plantas, se não se intervier atempada e adequadamente. 

 

Escoriose Americana (Phomopsis Viticola)

Escoriose americana (Phomopsis Viticola)

 

Como temos defendido em intervenções anteriores no que respeita a outras culturas e a problemas diferentes, não queremos aplicar a “fórmula milagrosa” de maneira mais ou menos empírica. Queremos, isso sim, visitar as vinhas, efectuar o diagnóstico e prescrever as melhores soluções para o controlo ou prevenção dos problemas com que nos deparemos.

Com a tão desejada chuva, com temperaturas acima dos 12º Celcius e o início da rebentação, também temos que atender ao míldio (Plasmopora Viticola), evitando a sua entrada e os danos que a respectiva infecção causariam à cultura e à tão necessária produção da melhor qualidade. Esse é um trabalho que sabemos fazer, sempre acompanhados das melhores soluções. 

 

Míldio (Plasmopora Viticola)


Vamos tirar partido dos excelentes recursos que A. Cano Associados, S.A. disponibiliza, quer ao nível do corpo técnico, quer das melhores soluções fitossanitárias, para o controlo dos diversos problemas, sempre no maior respeito pela boa prática agrícola e pelo modo de produção escolhido pelo agricultor.

A seu tempo e em função da nossa avaliação em campo, alertaremos para a eventual necessidade de outras intervenções.

Perante eventuais dúvidas, conte com o nosso aconselhamento!

 
Anterior
Anterior

Controlo de Infestantes no Olival

Próximo
Próximo

Controlo Fitossanitário da Oliveira